Lá fui eu à aventura ontem!! Correr ou pelo menos tentar correr a Meia Maratona. Confesso que não me sentia preparada, só tenho corrido na passadeira, já não ia a uma corrida há algum tempo, e os 21 km assustavam-me como tudo. Quando vi o percurso, só pensei que devia estar louca para me ir meter numa aventura destas. Mas havia um bichinho, uma voz cá dentro que me dizia que tinha de tentar.
![]() |
Os meus parceiros |
Fui com uns amigos do ginásio, o ambiente no início deixava-nos ansiosos e nervosos. O início da corrida foi complicado pois era tanta gente que mal dava para andar, quanto mais para correr. Só mais ou menos a meio da ponte comecei a correr. Mas era um correr calmo, tinha muito caminho pela frente e estava com receio de me ir abaixo logo no inicio. O meu amigo Zé veio para o meu lado e lá fomos andando. Corremos sempre. Numa passada constante, sem grandes alterações de velocidade, com a respiração bem controlada. Aos 7km tivemos uma paragem para ir ao wc... e acabou por nos fazer muito bem. Acalmámos um pouco e voltamos a correr.
Na Praça do Comércio demos a volta e voltámos para trás. Passámos os 10km. Pensei que estava quase metade feito. E lá fomos correndo... 15 km... Passámos por Belém...a zona da meta. Psicologicamente fez-me um efeito esquisito; ver a meta e afastar-me dela... De tal forma que a partir dos 17km posso dizer que me custou. Ainda quis andar um pouco, mas o Zé disse-me para continuar a correr, para diminuir a velocidade mas não andar. E assim fiz... devagarinho lá fui. Quando passámos os 19km pensei que já não podia desistir. Já estava quase. Vejo o CCB a aproximar-se. Já estava quase. Quando fazemos a curva que dava acesso à meta vejo o relógio. Marcava 2h 28min... pensei que tinha de chegar antes de fazer as 2h30m. E corri... e consegui. A sensação quando se passa a meta é indescritível. Há um misto de alegria, com emoção, uma vontade de chorar, de gritar, de olhar à volta e achar que somos os maiores...
Ainda hoje tenho as pernas doridas, mas estou orgulhosa de mim mesma. Há 2 anos atrás, era uma pessoa fechada no meu mundo, isolada de tudo, sem auto-estima, com mais de 100kg, sem amigos, e sem vontade de viver. Hoje, passados 2 anos, sinto-me outra pessoa, mais confiante em mim e no que me rodeia, mais forte, mais feliz e com muita, mas muita vontade de viver!!!