sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Crossfit: um desafio fabuloso

Ando há uns tempos meio desmotivada. Sentia que já não estava a fazer nada de novo, o corpo andava a ficar "habituado" aos treinos que tenho feito, e parecia que me sentia a entrar numa rotina de treinos.
Hoje o Tiago deu-me um treino no ginásio. Pensei que íamos fazer máquinas, pois já não treino máquinas com ele desde Junho. Vou seguindo as dicas que ele me vai dando, mas tenho feito treino de força por mim. Mas foi muito diferente.

Perguntou-me logo que acabei de fazer o aquecimento se já tinha ouvido falar em "Crossfit". Já tenho lido alguma coisa sobre isso e confesso que me deixava com muita vontade de experimentar. 

O Crossfit compreende 10 capacidades ou aptidões físicas, que devem ser trabalhadas: resistência cardio-respiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.
Um bom programa de treino deverá conter exercícios que desenvolvam cada uma destas aptidões físicas.
Ao invés de trabalhar estas capacidades de uma forma perfeitamente definida, a grande inovação e os grandes ganhos estão precisamente no cruzamento de exercícios para as diversas capacidades físicas.





Em termos práticos, trabalhei tudo, em séries de 2 minutos em cada "estação". Depois de duas voltas, fui correr na passadeira, correndo alternadamente em diferentes velocidades. Voltei ao estúdio e fiz mais duas voltas. Sentia os braços a arder, os abdominais completamente doridos, e as pernas a tremer. Escorria suor por todo o lado. Por vezes o coração parecia querer saltar pela boca. No final, fiz uma hora de passadeira, 8km.

Era o treino que eu precisava!!! Era mesmo isto que o meu corpo andava a "pedir". Acho que já andava a sentir falta da libertação de endorfinas...lol

2 comentários:

  1. É um treino muito completo. O unico treino indoor que faço é na máquina de remo que tenho em casa! Bons treinos :)

    ResponderEliminar
  2. Nunca experimentei... E também tenho andado "afastada" do ginásio, precisamente porque estou 'cansada' de não poder fazer as aulas inteiras à hora de almoço e porque parece que não "evoluo", que é sempre a mesma coisa. Imagina que desde março que não me fazem avaliação...
    :|
    Beijinhos.

    ResponderEliminar