segunda-feira, 25 de março de 2013

Meia Maratona

Lá fui eu à aventura ontem!! Correr ou pelo menos tentar correr a Meia Maratona. Confesso que não me sentia preparada, só tenho corrido na passadeira, já não ia a uma corrida há algum tempo, e os 21 km assustavam-me como tudo. Quando vi o percurso, só pensei que devia estar louca para me ir meter numa aventura destas. Mas havia um bichinho, uma voz cá dentro que me dizia que tinha de tentar.

Os meus parceiros
Fui com uns amigos do ginásio, o ambiente no início deixava-nos ansiosos e nervosos. O início da corrida foi complicado pois era tanta gente que mal dava para andar, quanto mais para correr. Só mais ou menos a meio da ponte comecei a correr. Mas era um correr calmo, tinha muito caminho pela frente e estava com receio de me ir abaixo logo no inicio. O meu amigo Zé veio para o meu lado e lá fomos andando. Corremos sempre. Numa passada constante, sem grandes alterações de velocidade, com a respiração bem controlada. Aos 7km tivemos uma paragem para ir ao wc... e acabou por nos fazer muito bem. Acalmámos um pouco e voltamos a correr. 

Na Praça do Comércio demos a volta e voltámos para trás. Passámos os 10km. Pensei que estava quase metade feito. E lá fomos correndo... 15 km... Passámos por Belém...a zona da meta. Psicologicamente fez-me um efeito esquisito; ver a meta e afastar-me dela... De tal forma que a partir dos 17km posso dizer que me custou. Ainda quis andar um pouco, mas o Zé disse-me para continuar a correr, para diminuir a velocidade mas não andar. E assim fiz... devagarinho lá fui. Quando passámos os 19km pensei que já não podia desistir. Já estava quase. Vejo o CCB a aproximar-se. Já estava quase. Quando fazemos a curva que dava acesso à meta vejo o relógio. Marcava 2h 28min... pensei que tinha de chegar antes de fazer as 2h30m. E corri... e consegui. A sensação quando se passa a meta é indescritível. Há um misto de alegria, com emoção, uma vontade de chorar, de gritar, de olhar à volta e achar que somos os maiores... 

Ainda hoje tenho as pernas doridas, mas estou orgulhosa de mim mesma. Há 2 anos atrás, era uma pessoa fechada no meu mundo, isolada de tudo, sem auto-estima, com mais de 100kg, sem amigos, e sem vontade de viver. Hoje, passados 2 anos, sinto-me outra pessoa, mais confiante em mim e no que me rodeia, mais forte, mais feliz e com muita, mas muita vontade de viver!!!





5 comentários:

  1. Muitos parabéns pela prova! Terminar uma distância destas, independentemente do tempo, dá-nos sempre uma confiança inabalável!

    Beijinhos, e que seja para continuar. ;)

    ResponderEliminar
  2. Foi com muito orgulho que te acompanhei neste teu grande desafio que eu já tinha assumido publicamente que ia fazê-lo pois era um sonho antigo que tinha em correr na ponte e que ia realiza-lo.
    Eu tal como muitos outros também me revejo em ti quando te referes da tua situação a 2 anos pois eu também a 18 meses atrás com 174Kg que até me custava a andar.
    Fazer uma Meia Maratona depois dos "40" é conseguir algo de indescritível desta vez acompanhei-te eu e para a próxima vais me acompanhar tu pois eu quero elevar a fasquia para o fazermos outra vez juntos mas agora em -2H pois com mais treino e preparação vamos conseguir(não tivéssemos nós um Tiago Barbosa!!).

    Tenho um orgulho enorme em treinar contigo e também em ser teu amigo sabes que estás aqui <3.

    Este teu companheiro de já algumas loucuras e saudáveis vitórias.

    ResponderEliminar
  3. parabéns por esta vitória :) que sirva de inspiração para continuares a correr a desafiar-te cada vez mais!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns. A sensação é mesmo indescritivel!

    ResponderEliminar
  5. Parabéns Meia-Maratonista!

    Bem..o importante mesmo, é essa vontade de viver!!! Perdê-la é morrer aos poucos...

    História de luta e coragem a tua. Parabéns

    ResponderEliminar