segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Overtraining - Excesso de treino

 Nos últimos dias tenho andado estranha. Às vezes sinto-me desmotivada, estou mais irritadiça do que o habitual, por vezes não tenho vontade ou força para ir treinar. Mas tenho um medo irracional de parar e perder tudo aquilo que consegui. Hoje o Tiago disse que a partir da próxima semana vou ter que abrandar o ritmo e deixar de fazer treinos bi-diários. Por uns tempos, para deixar que o meu corpo recupere, e para perceber se as constantes variações de peso têm a ver com alguma questão fisiológica ou se são apenas consequência da falta de descanso. Voltou a falar-me na possibilidade de estar a entrar em overtraining. Até o meu medo irracional de acalmar os treinos é um dos sintomas, diz ele.... vamos ver. Sinto-me muito cansada é certo mas tenho tanto medo...

Resolvi andar a fazer umas pesquisas para perceber um pouco mais sobre esta questão e resolvi partilhar porque é importante perceber os sinais do nosso corpo...
Overtraining é um dos tópicos mais debatidos entre os fisiculturistas, mas hoje em dia qualquer atleta de outra modalidade desportiva pode vir a sofrer deste problema e é caraterizado por fazer mais exercícios do que seu corpo é capaz de recuperar. São fatores agravantes uma dieta deficitária e /ou e a falta de descanso.
Esse excesso de exercícios pode-se dar por falta de conhecimento, mas pode também ser consequência da aplicação incorreta do princípio do overload e da falta de periodização nos treinos. 
Mas o que acontece mesmo no nosso organismo?
Em treino muscular
O excesso de exercícios é o inimigo número 1 para quem quer ganhar massa muscular. A falta de descanso, ou sono reparador também é uma agravante.
Essas são técnicas fundamentais para se evitar o overtraining e para se ter um ganho muscular maior e um aumento na performance.
overtraining impede o crescimento muscular e pode até causar a perda de massa muscular
Overtraining pode causar um ou mais dos sintomas abaixo
·         Cansaço anormal
·         Irritabilidade
·         Falta de vontade de treinar
·         Perda de apetite
·         Perda de força
·         Contusões e resfriados frequentes
·         Dores de cabeça
·         Sede anormal
·         Insónia
·         Tremor nas mãos
·         Depressão
·         Ansiedade
Se está a treinar demasiado e tem sentido algum destes sintomas listados acima é recomendado que pare de treinar durante 2 semanas e procure ingerir alimentos de alto valor nutritivo. O uso de suplementos vitamínicos também é indicado, desde que aconselhados por um profissional da área. O seu corpo usará este tempo de descanso para voltar ao estado normal e permitir que volte a ter ganhos musculares e de performance. Depois do treino muscular precisa não só dar tempo aos para seus músculos para se recuperarem, mas também para crescerem!
O crescimento ocorre somente depois dos seus músculos se recuperaram 100%, e isso ocorre em grande parte durante o sono, pois é durante o mesmo que é libertada a hormona de crescimento e permite o crescimento muscular.
Treinar antes do músculo se recuperar completamente não só impede o crescimento, como também pode diminuir o tamanho dos mesmos! É necessário tempo para o músculo se recuperar e depois de um tempo EXTRA para ele crescer. Sendo assim dê sempre um descanso de pelo menos 1 dia para voltar a exercitar o mesmo grupo muscular novamente.

1 comentário:

  1. Morro de medo de ter overtraining e ter q parar de treinar! A gente acostuma tanto né, quer sempre mais, nunca menos!
    bjoo

    ResponderEliminar