sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Porque nos precisamos de alimentar...

Todo este processo do programa Peso Vital tem uma forte componente de educação alimentar. Sim, porque apenas o exercício físico ajuda mas por si só não faz milagres... Se não temos muito cuidado com o que comemos então mais vale não fazer nada.
Descobri que afinal até gosto de saladas... agora que o tempo está quente (ou pelo menos não está frio...lol) tenho usado e abusado das saladas. No início achei que ia comer sempre a mesma coisa e que me ia fartar. Mas não; aprendi a variar os vegetais a experimentar coisas novas e a inventar receitas simples, fáceis e saudáveis. Aprendi que as proteínas são muito importantes quando estamos a fazer exercício físico intenso porque só com saladinhas vamo-nos abaixo. Por isso deve haver sempre uma fonte de proteínas nas nossas refeições (e mais uma vez aqui há tanto para variar... )
Depois a fruta. Acho mesmo que nunca comi tanta fruta como nestes últimos tempos. Mas cuidado. A fruta tem também açúcares e temos que ter algum cuidado com a quantidade. Eu limito uma peça de fruta depois das refeições principais e uma peça a meio da manhã e/ou meio da tarde. E tentar não ir para as mais açucaradas... e principalmente cuidado com os sumos de fruta (naturais, claro...já nem estou a mencionar os processados...) Num copo de sumo de laranja natural sabem quantas laranjas lá estão??? Pois é... as calorias também se somam na fruta...lol
Arroz, massa e batatas desde Maio que não lhes toco. Não tenho sentido grande falta, para ser sincera. Carnes vermelhas também não. E peixinho uso e abuso, só não faço mais vezes porque fazer peixe grelhado em casa é uma neura...

Agora que já me habituei a este ritmo de alimentação (faço cerca de 7/8 refeições diárias) estou a aprender a variar, a conhecer novos alimentos, novos truques, novas receitas. Até porque vindo o Inverno as saladas são frias e vou ter que me virar para as sopas e os pratos quentes. 

Estou com um plano alimentar de 1400 kcal que tenho mantido à risca (ou tentado, uma vez que ainda é difícil, por vezes calcular o valor calórico de uma refeição). Tenho tentado também perder cerca de 1500 kcal diárias no ginásio... às vezes são mais, depende da disposição, das aulas que houver no dia e do tempo disponível.

Mas continuo a dizer que o segredo é a atitude. Sermos positivas, ter-mos confiança que é possível, encarar a mudança de cabeça levantada, é o maior segredo. Não há milagres! Se eu consegui... toda a gente consegue... acreditem... eu era a pessoa mais negativa que existe...

3 comentários:

  1. Ola Storinha ;) Obg pelas dicas e pela força que transmites :)

    ResponderEliminar
  2. Vais mt bem paulinha e estás a pensar bem !
    Emagrecer tem de ter ATITUDE !
    Não é só exercício é mesmo mudar toda uma cultura alimentar! Engraçado...na fruta...eu não como fruta em cima das principais refeições. Li sobre isso e pelo que depreendi não é a melhor altura para comer fruta. Eu como pela manhã e ao lanche, as menos açucaradas. Tb as escolho, claro! O sumo de laranja é uma coisa que na nossa cultura é uma rasteirinha jeitosa...as pessoas habituaram-se a pensar que é natural, faz-me bem e não engorda...pois é....e a quantidade de laranjas que se usam pra um sumo? lol...nem mais! Boa observação ! :)
    Atenção ao refri lights, atenção aos i"inofensivos" compal light....ler os rótulos é importante e pasma-me saber que têm sódio... enfim .
    Se bebo? Bebo mt raramente, pk também gosto ! Mas evito ao máximo. Agua, Agua e mais ÁGUA! é a melhor bebida, sem duvida!
    Tenho uma coisa boa ( varias lol) não gosto de alcool, não gosto de cerveja :), logo passo bem ao lado disso :)
    Temos de comer, para ter energia para gastar :) E não adianta saltar refeições e pensar que vale a pena na balança, pk não vale :)
    paulita, tens de comer massta e arroz, mm que integrais, ou então as opções que te deixei ai ontem. pk o mal de retirarmos esses alimentos, mais à frente pagamos a fatura...porque depois qdo voltarmos a comê-los , eles "pesam"...fala lá com o nutri sobre isso :)
    Jokinhassss e cá fico a espera das novidades :))) weeeeeeeeeeeeeeee
    Anabela

    ResponderEliminar