sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

(In)Tolerância

Normalmente não costumo vir aqui chorar mágoas nem falar sobre coisas negativas. Criei este blog para contar a minha história no Peso Vital e acabou por se revelar um espaço de desabafo sobre aquilo que foi a minha mudança de vida e sei que algumas pessoas se sentem inspiradas. É isso que me tem feito continuar.
Mas cada vez mais me sinto intolerante com certas atitudes das pessoas que me rodeiam... não sei se por estar mais atenta a pormenores, se por reparar que as pessoas são demasiado preguiçosas para mudar os seus gestos, ou se é mesmo por serem mesquinhas.
Passo a explicar: no meu local de trabalho quando comecei a perder peso era um exemplo, as pessoas davam-me os parabéns, achavam que eu tinha feito a melhor coisa para a minha saúde, que gostavam de ter a minha força de vontade e o meu ânimo, etc. Hoje em dia, já ouço bocas... do género "não sei porque te sacrificas tanto no ginásio e com a comida...quando morreres vais deitada como todos nós..." ou então "não sentes inveja de nos ver a comer um croissant com chocolate?" Ainda ontem respondi mal a uma colega... quando me diz que quando morrer vou deitada só lhe disse que vou sim...mas espero ir com 90 anos e ter gozado a vida enquanto tu poderás ir com 40, sózinha e na cama de um hospital! Sei que não devia ter dito isto...(e devo ter sido criticada por o ter dito também) mas não há paciência!!
Outra situação é com os parceiros do Peso Vital no clube. Desde que comecei a estar à frente na perda de peso que me davam indirectas. Do tipo, "eu não tenho pressa em perder peso", "estive 30 anos gorda, se demorar mais 6 meses não me importo", etc... No final corria entre eles que na semana antes da pesagem só comi alface e gelatina =)... Quando o clube criou um incentivo mensal (um pequeno prémio) para quem perdesse mais peso, disseram na minha presença, que só valeria a pena se eu não concorresse!!
Inveja??? Não entendo porquê... estão no mesmo barco que eu, têm as mesmas ferramentas,... se não o fazem nem sequer tentam é porque não querem!! Estão a pagar tanto como eu...para não aparecer durante 3 semanas no ginásio e depois dizerem que não têm pressa em perder peso? Então porque se inscreveram no Peso Vital????? Ficavam apenas com a mensalidade normal do clube não???
Já me disseram que é normal tornar-mo-nos mais intolerantes a estas desculpas de mau perdedor... o Tiago diz-me mesmo que só tenho que ignorar porque afinal eu consegui aquilo a que me propus, mudei os meus hábitos de vida e estou feliz...mas custa-me ver as pessoas a desperdiçarem as suas vidas e ainda por cima a quererem acreditar que estão a dar o melhor delas...
E sei disto porque já estive do outro lado também...não falo de letra sem saber como é. Durante anos arranjei desculpas... eram desculpas sim... mas acordei e mudei!!!

10 comentários:

  1. As pessoas têm inveja de ti. Inveja de não serem como tu fortes e determinadas a dizer não a um bolo com chocolate ou a outra coisa qq.


    Criticam pq elas são fracas e não conseguem estar sem comer bolos e afins.
    Infelizmente o mundo é assim, cheio de inveja...

    Custa muito...mas ignora-as, ou responde qd têns que o fazer.

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Para quê criar cabelos brancos com estas coisas??? Provavelmente está mais sensível agora, que a meta já foi atingida, e os comentários agora parecem-lhe mais "pesados"... relativize! E viva feliz... os outros que se danem! Se alguém lhe voltar a perguntar se não sente falta de um doce: diga que sim, que sente falta, mas que esse momento de felicidade que sentiria em comer um doce não seria suficiente ou comparável ao que sente ao ser magra e gira!!!

    ResponderEliminar
  3. Tens toda a razão! No teu lugar eu levaria a mal esse tipo de comentários, mas no fundo o que deveriamos fazer é não ligar! és sim um orgulho e uma fonte de inspiração enquanto pessoa (pelo menos para mim), não enquanto pessoa q emagreceu ou q vai ao ginásio todos os dias, mas sim pelos teus valores e atitudes! As pessoas às vezes confundem as coisas, mas não temos q dar importância! Continua da maneira que sentes q és feliz e pronto!

    ResponderEliminar
  4. Paulinha.....como eu te entendo minha Amiga e Companheira!!!
    As tuas colegas e outros, davam-te os parabéns, mas por dentro pensavam " qto tempo esta vai aguentar?? dá-lhe uns mesistos e vais voltar a ser um pote de banhas"....isto era o que lhes passava pela cabeça...era mais uma dieta, e acabarias por desistir, pk afinal já terias feito outras tentativas (como eu fiz milhentas).
    Ainda HOJE e amanhã, terás alguém muitoooo atento pra ver se cais, pra puder cochichar, "eu não disse k voltava a gorda??"...entendes??...e isso acontece no ginásio, no teu trabalho e também neste pequeno mundo virtual onde a inveja e o corte impera! (havendo excepções, graças a Deus.
    Isso de comeres só alface e gelatina lol, deixa lá...teria sido gelatina de asteroides??? será que solidificam?? oh meu Deus esta gente não se enxerga nem tem que fazer??!!
    Tu vais ao clube as vezes que quiseres, tás o tempo que quiseres, e mais nada. TU estás ONDE GOSTAS de estar, e cria uma parede á tua volta. Chamem-te arrogante, deixa chamar, eu sou isso tudo com muito orgulho, mas cansei-me de gente mesquinha desse género, de gente derrotada e infeliz que anda a lamentar-se que nem sabe como engorda, ou como essa sócia que diz que passou 30 anos gorda pode passar mais 6 meses....não vai longe...isso é a turma do recomeço, a turma que diz "não vou desistir"e passa meses e anos a dizer que "não desisto, vou recomeçar" isso não vai a lado algum....lamento.
    Eu ando aqui há 4 anos, eliminei 65 kgs praticamente da minha vida e sinto esses olhares, essa maldade que paira em blogs, (daí não contribuo mais com conversetas e no FB, foi a limpeza geral)na mesquinhez dos sócios, das colegas.....CAGA pra essa gente.
    Anda com a tua vida pra frente, tu és uma guerreira, mudaste a tua vida e és FELIZ agora, o resto vai sempre existir, torna essa gentinha transparente!!
    E se tiveres de fazer uma limpezinha virtual, toca a fazer!
    Rodeia-te de positivismo, de luz, de gente que quer MESMO mudar e que até vem aqui pra aprender e partilhar de si, agora bisbilhotice e a tentarem ver se isto vira " ai se te pego" gorda, que feliz.....vão dar banho ao cão!
    Também me custa ver a apatia, a inercia das pessoas, e as desculpas que inventam, já foram as minhas e não colam, a gente leu a mm cartilha....mas não podemos fazer NADA! querem entupir-se, comer, FORÇAAAA, é certo, qdo morrerem vão deitadinhas, bom....eu quero é ir deitada em modo "sexy babe" não em Popota infeliz....são escolhas :))))))
    FELIZ, SÊ FELIZ!!!
    qq coisa, estou ctg, sempre :)
    beijocas

    Anabela

    ResponderEliminar
  5. Minha querida Paula... Isso é tudo o resultado da inveja.. Por vezes quando não conseguimos aceitar a felicidade e o bem-estar daqueles que estão a nossa volta procurar-se minar de qualquer forma só para encontrar um motivo de desculpa para o nosso estado de letargia, para a falta de coragem, de luta... Essas desculpa e comentários procuram minimizar tudo aquilo que não temos e tentar não dar-mos importância... Mas no fundo sente-se inveja por não sermos tão bons como os exemplos de sucesso que estão a nossa volta... Poderiam ter uma outra atitude e procurar sentir-se melhor com as suas auto-limitações.. mas ainda não possuem um espirito e mentalidade evoluído para isso.. O melhor é mesmo ignorar... mas também não te culpo por estoirar.. é normal que depois de tanto ouvir bobearas a nossa paciência esgote....

    ResponderEliminar
  6. Olá :)

    Eu penso que há várias razões para isso que tu descreves e que acho que toda a gente que já perdeu algum peso eventualmente sente.

    Pode haver alguma inveja, sem dúvida, mas eu acho que há principalmente por parte dos outros alguma preocupação. Infelizmente na nossa sociedade as pessoas que comem saudavelmente e fazem exercício são vistos como 'obcecados' enquanto que as que comem como alarves não.

    Na nossa sociedade, comer ainda é sinónimo de saúde, e emagrecer é sinal de doença. Isso associado ao facto das pessoas tenderem a lidar mal com a obstinação (ou teimosia, ou força da vontade, o que seja) dos outros (tendo tendência a pensar, mais uma vez, que os outros são 'obcecados') faz com que aconteça a situação que disseste ;)

    Mas o que interessa é que TU te sintas bem CONTIGO própria ;) Afinal, morrer vamos todos, mas também vamos viver todos connosco próprios até morrermos ;)

    Beijinhos e continua :)

    ResponderEliminar
  7. Carolina S.
    Stôra desculpe lá tar aqui a ser emplastra mas acho que fez muito bem, pessoas invejosas não devem levar sempre as suas avante, pode ser que a outra stôra tenha pensado em vez de ter dito mais qualquer coisa!

    ResponderEliminar
  8. Não ligues! Quando fiz aquela dieta e perdi 27 kgs, até uma pessoa muito próxima apanhei a dizer:"Depois, quando não se aguentar mais, vai engordar mais do que antes!" Infelizmente, fui fraca e depois de tanto esforço, em que me sentia tão bem...voltei ao que era! Essa pessoa e muitas outras devem estar a rir-se por dentro...Por isso, parabéns e continua a ser feliz. Beijos.

    ResponderEliminar
  9. Ola querida...lembra.te sempre que tu é que importas e quem é importante para ti. De certeza que quem interessa te apoia, o importante é isso, o resto é ruido de fundo. Acredito que deve ser chato ouvir certas coisas, mas tens a tua consciencia tranquila e estas determinada que fazes o correto para ti nem sequer tens que te justificar... Lembra-te que existem semprem umas ovelhitas negrasmas existe muito mais gente que te admira nao só pelo teu percurso mas pelo que tu és. Joquinhas

    ResponderEliminar