quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Em jeito de balanço...

E pronto... estamos no final do ano. É altura de fazer o balanço e traçar novos objetivos. Ver o que correu bem, pensar no que podia ter corrido melhor, perceber que temos que aprender a viver todos os dias, criar novos desafios e, principalmente tentar ser feliz. A felicidade está sempre presente e aprendi durante este ano que podemos estar felizes por pequenas coisas, por pequenos momentos... um estado de permanente felicidade é impossível, e se pensarmos o contrário, vamos estar continuamente frustrados porque sentimos que nos falta sempre qualquer coisa...

Antigamente interrogava-me muitas vezes se era feliz... chegava à conclusão que não me sentia feliz e achava que nunca iria ser... lamentava a minha "pseudo-vida", não criava objetivos, não me desafiava...limitava-me a deixar o tempo passar. E curiosamente achei que nunca iria mudar...

Mas mudou. Resolvi "agarrar o boi pelos cornos" ou de uma forma mais suave, resolvi fazer algo por mim. E este ano mostrou-me que só eu sou a dona da minha felicidade, só eu tenho o poder de me tornar mais feliz. Aprendi a valorizar coisas pequenas, aprendi a relacionar-me com o mundo que me rodeia, percebi que eu só sou uma pessoa melhor se me deixar dar... criei novas amizades, tentei rodear-me de pessoas positivas, levantei o astral, acreditei em mim. Afastei-me de pessoas negativas, que só me deitavam abaixo, passei a responder em vez de fingir que não ouvia. E principalmente aprendi a aceitar-me como sou e a gostar de mim. Pode parecer conversa da treta, mas não há dúvida que para podermos gostar do que nos rodeia e de quem nos rodeia, temos que gostar de nós.

Foi um ano de descoberta. De (re)conhecimento das minhas capacidades físicas. De perceber que sou muito mais forte do que pensava, sou muito mais resistente do que alguma vez imaginei... aliás toda a minha mudança se deu exatamente porque percebi que estou muito mais forte do que alguma vez fui. 

Depois de ter perdido quase 40kilos, entrei numa nova aprendizagem. O corpo já não iria perder mais peso, poderia começar a ganhar até algum peso, mas a minha condição física ia melhorando. Ao ver-me ao espelho, ia descobrindo uma outra Paula. Mais forte, já com o corpo mais definido, mais resistente e, claro, mais confiante. A minha relação com a balança ainda não é das melhores...mas é tudo uma questão de mentalização. Sei que ainda me posso desafiar mais, e vou trabalhar para isso. E sei que se me desafiar em termos de exercício físico, o meu psicológico e o meu social vai melhorando também. Finalmente comecei a adotar aquela definição de saúde que ensino aos alunos no 9º ano: "Saúde é o completo bem-estar físico, psicológico e social e não apenas a ausência de doenças".

Resumindo: 2012 foi um bom ano. Apesar da crise, apesar das pessoas que me tentaram deitar abaixo, apesar de continuar sózinha,... 
Desejos para 2013: Melhorar! Sorrir mais, aprender mais, desafiar-me mais, ... (bem e se houver mais uns eurozitos, também serão benvindos...)

1 comentário: