terça-feira, 4 de junho de 2013

A Vida após a perda de peso

Quando uma pessoa passa por um processo como eu passei, em que a nossa imagem muda, e temos praticamente que aprender a lidar com o nosso novo eu, surgem muitas dúvidas, dificuldades em aceitar as mudanças, dificuldades em perceber que o corpo mudou mas a cabeça demora mais um pouco, etc.

E muita gente pode pensar que isto é conversa da treta e dizerem: "Olha aquela agora tem o corpo definido, e ainda está com macaquinhos no sotão!"

O problema é que a cabeça demora para mudar... ainda hoje passados dois anos, eu tenho algumas dificuldades em aceitar certas coisas. Ainda me olho ao espelho a procura de defeitos em vez de valorizar as mudanças. Ainda tenho medo de me pesar. Ainda sinto que tenho medo de ser rejeitada. Ainda me sinto desconfortável com os homens. Pode parecer estúpido, mas é a realidade. Vivi toda a vida sempre na retranca, tentando esconder-me, não gostando do que via no espelho, sentido-me excluída. Se calhar era eu mesma que me excluía... hoje tenho a noção que era isso mesmo, mas não era fácil. Lembro-me de ir à praia com o meu filho e perguntar-lhe sempre que via uma mulher mais gorda se era mais gorda que eu... ele bem tentava dar a volta à resposta, para eu não me sentir mal... mas era inevitável.

A primeira vez que fui à praia com ele depois de ter perdido os 40 kilos, ao passar uma gordinha por nós ele disse-me logo: "Não me vais voltar a fazer aquela pergunta, pois não?" Dei-me conta nesse momento que ele também se sentia desconfortável com a mãe ser gorda e ainda por cima estar a pô-lo à prova... Hoje ele tem uma atitude tão diferente comigo... outro dia eu passei pelo café onde ele estava com os colegas e disse-lhes que eu (a mãe) ia a passar lá fora. Eles não acreditaram que era eu!! Ele apostou com eles e veio cá fora chamar-me... eu à toa, sem perceber nada fui com ele lá dentro e ouço-o dizer: "Eu disse que esta é a minha mãe!" Este é um daqueles prémios que para mim vale tudo!!! Sentir o orgulho que o meu filho mostra em mim!

Aqui há uns dias, saiu-se com uma nova. Perguntou-me porque não arranjava um namorado. Acho que fiquei mais atrapalhada do que ele ficaria se fosse eu a perguntar-lhe isso a ele... Nem sabia o que havia de dizer. E ainda explicou!!! Disse que agora vê que tenho um grupo de amigos e que sente que ando mais feliz... só me falta mesmo é um namorado!!! Será normal com 16 anos dizer isto à mãe?????? E que é suposto eu dizer???  Fiquei mesmo à toa... este meu filho é especial mesmo...

5 comentários:

  1. paulinha como te entendo , um grande beijinho e sim arranja um namorado lol pois sucessos como o teu a poucos só pessoas de grande garra conseguem, assim como TU ;)

    ResponderEliminar
  2. eu não estou nos meus melhores dias...mas conseguis-te pôr-me com a lágrima no olho...escreves mesmo com o coração!estou muito orgulhosa de ter presenciado todos os teus momentos de mudança. adoro-te!!!!

    ResponderEliminar
  3. Nunca tive excesso de peso, o meu IMC oscilava entre 19.5 e 23, até um dia que bati nos 24.3 e aí lancei-me obsessivamente numa luta pelo glorioso (pensava eu) IMC 18.5. Em 5 meses lá cheguei, andava muito a pé, queria secar as gordurinhas. Estava plenamente convencida de que quando chegasse aos meus tão almejadaos 56.5kgs seria magra..afinal, quem é que com aquele IMC não é magro? Pois bem: eu não fui..ou antes, fui, mas não senti, porque tal como a sua, a minha cabeça também não mudou.

    Por mais gordos que sejamos e isso aprendi com a minha teorica magreza, os outros não nos afastam por isso. Sejam 70 ou 150 kg, somos nós os primeiros a fecharmos as portas, a não deixarmos os outros entrarem na nossa vida..tão inseguras, tão senhoras de nós, tão amargas..e achamos que no mundo não há missão para nós, quando somos nós que desistimos dela. Ser gordo é tão bom ou tão mau quanto ser magro...e não há peso no mundo que nos diga o nosso valor, que nos dê amigos, que nos dê um namorado.

    Percebo a ideia do seu filho..está gira, moderna, tem uma vida para alem das 4 paredes..está alegre, mais feliz.. claro que ele quer que arranje alguem, porque a companhia é boa, porque gosta de si..porque não vê mais impedimentos!

    Ninguém é gordo porque quer. E eu acho que foi muita a sua coragem para mudar, mas mudar o corpo é SÓ mudar o corpo. Dê mais uns tempos à cabeça, ela vai ajustar-se...e vai ver que se quiser o namorado ou quiser o que quer que seja, a cabeça «gorda» não vai emitir vozinhas depreciativas.

    Muito boa sorte para o que aí vem..e não desista da luta. Eu sei que não dá o que tem por garantido e isso é muito importante. Um grande beijinho de alguem que torce por si!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tudo muito bonito para quem nunca teve mais de 100kg e nunca sentiu na pele a rejeição apenas pelo corpo, as criticas de quem lida connosco, as bocas maldosas, o chegar a uma loja e não ter roupa que lhe sirva, os comentários "simpáticos" a dizerem "até tens uma cara engraçada mas devias cuidar do corpo..."
      A sociedade é cruel para os gordos, essa é que é a verdade!!! Continuam a ser vistos como pessoas fracas que só pensam em comer... é triste mas é a realidade!!

      Eliminar
    2. É verdade. Já ouvi vários comentários direccionados.
      Não compactuo com eles porque me sinto essa pessoa pessoa fraca que só pensa em comer, qualquer que seja o peso. É a mentalidade que nos prende. Os outros só vêem a forma...

      Eliminar