quinta-feira, 19 de abril de 2012

Primeiro Aniversário


Pois é, este meu cantinho faz um ano!!!
Escrevi o primeiro post quando fui à avaliação inicial no HP. Longe estaria eu de imaginar a volta que a minha vida ia levar. Vivia uma vida tão diferente, era uma pessoa tão fechada e hoje sinto que renasci. O corpo mudou, a cabeça está a adaptar-se, e sinto-me muito mais forte. Agora e como diz o meu filho, só tenho que ser feliz!!!

Sei que tudo o que consegui é mérito meu, mas existe tanta gente que conheci neste último ano a quem tenho que agradecer o apoio... 

"Não consigo identificar ao certo o que me levou ao HP Tejo. Estávamos em Abril, eram as férias da Páscoa e tinha ido passear ao Centro Comercial. Não me sentia muito à vontade ao entrar num ginásio, já me tinha inscrito noutros e pouco tempo depois acabava por desistir. Quando via o Biggest Loser, pensava sempre que quando houvesse em Portugal, ia concorrer. Mas não concorri. 
Entrei no HP sem qualquer expectativa, nem pensar em inscrever-me… acho mesmo que era apenas a curiosidade de conhecer o clube. Depois de conhecer as instalações, o comercial perguntou-me se não me queria pesar, num espaço a fazer publicidade ao “Peso Vital”. Sempre detestei balanças e a ideia de me pesar em frente a um desconhecido não me agradou. Mas fi-lo. Marcou 102kg… Ele não demonstrou qualquer tipo de reacção. Perguntou-me quanto media e fez o cálculo do IMC. Deu 39… quase 40… Fiquei aterrorizada com este valor.
Naquele preciso momento, alguma coisa mudou; o tal “click” que se diz que se tem e que nos faz mudar, talvez. Não sei. Só me recordo que no momento em que me foram dadas as condições, eu já sabia que me queria inscrever no clube.
Entrei com um contrato de Adesão Parcial. Achava que não tinha tempo para mais; no entanto o Programa Peso Vital que estava prestes a começar dizia-me qualquer coisa. Fiquei de pensar, fazer contas e depois decidiria.
O primeiro dia no ginásio foi traumático. Despir-me da roupa larga, grande e escura e vestir alguma coisa para treinar foi complicado. Foi-me feita uma avaliação que revelou aquilo que eu sabia mas que me recusava a aceitar. Estava muito gorda, com fraca condição física e sem nenhuma auto-estima. Mas, nada que eu não soubesse há muito tempo… tinha passado os últimos anos a anular-me enquanto pessoa – os dias passavam e eu refugiava-me na comida.
O primeiro treino foi curto. Achava que toda a gente olhava para mim – não conseguia abstrair-me. Devo ter estado no ginásio menos de 30 minutos.
Fui mais uma ou duas vezes ao ginásio nesse mês. O Peso Vital continuava a ser publicitado na televisão e no clube e eu estava tentada a inscrever-me; mas no fundo achava que ia desistir rapidamente.
No final de Abril, pesei-me e tinha menos 2kg. Com três idas ao ginásio e sem comer doces tinha perdido 2 kg! Possivelmente seriam apenas líquidos que tinha perdido, mas deu-me algum ânimo, principalmente porque já via os 100kg do lado direito da balança. No dia 30 de Abril, fiz a alteração do contrato e entrei no Peso Vital. Quando fiz a primeira avaliação com o PT Tiago Barbosa, tinha perdido mais um pouco. Estava com 99.2kg; era dia 18 de Maio.
Comecei a treinar de acordo com o plano de treino que me foi atribuído. Ficava de rastos – andava completamente dorida. As minhas manhãs começaram a ter outro ritmo. Antes passava as manhãs em casa com a televisão e o pc ligados, enquanto preparava trabalho ou não fazia nada. Só comia coisas que me faziam mal, passava muito tempo sem comer e depois comia desalmadamente; aquilo que era comida saudável acabava por apodrecer no frigorífico ou ficar fora da validade. A partir dessa altura, comecei a ter mais cuidados com a alimentação, a seguir o plano alimentar e a frequentar o ginásio três vezes por semana.
  Às segundas-feiras eram as avaliações. Inicialmente sentia-me envergonhada, não falava muito, apenas ouvia… Ia perdendo algum peso, que me ia deixando cada vez mais animada. Mas sem qualquer dúvida, aquilo que me ia dando força era a motivação que o Tiago me transmitia. Nunca me tratou como uma gorda coitadinha, que só conseguia fazer o mínimo. O incentivo a dar o litro, a empenhar-me cada vez mais, a frequentar aulas de grupo foi decisivo. Quando fiz a primeira aula de RPM ia morrendo! Mas fiz! E consegui!
    À medida que o tempo ia passando as coisas foram evoluindo. Ia perdendo peso com regularidade… aliás, nem nunca pensei que seria capaz de o perder de forma tão consistente. Cada vez gostava mais de fazer exercício, de me sentir desafiada, já frequentava as aulas de RPM com regularidade e sentia-me cada vez melhor. Via as roupas a ficarem mais largas, o corpo mais magro e sentia a auto-estima a aumentar.
      De vez em quando os “fantasmas” resolviam sair do armário e eu ia-me abaixo. Mas fui sempre mantendo contacto com o Tiago, que me ia dando força e incentivando a continuar. Comecei a frequentar as aulas de Body Pump e adorei. Cada vez mais o ginásio era o meu local de eleição!
     Quando o ano lectivo acabou, entreguei-me à minha luta, de corpo e alma. Estava a conseguir resultados ótimos num tempo record e isso dava-me vontade de querer sempre mais. Durante o mês de Julho fui ao ginásio todos os dias e muitas vezes duas vezes por dia – cheguei ao ponto de ser a sócia do mês!
       A minha atitude foi mudando também. Já não sentia que toda a gente olhava para mim com olhar reprovador; comecei a sentir-me confiante. Outros PT´s cumprimentavam-me e davam-me os parabéns pelas mudanças e eu sentia a minha auto-estima a aumentar. Nesta altura, já estava viciada nas aulas de RPM, participei no Challenge de três horas, que seria completamente impensável uns tempos antes. Todos os dias fazia aulas, às vezes mais do que uma por dia. Chegaram a dizer-me que estava obcecada com a perda de peso. Nunca me senti obcecada; apenas me entreguei à minha causa. Só eu sei como me sentia antes; só eu sei porque cheguei ao ponto onde estava quando comecei a ir ao ginásio. Obcecada nunca estive – viciada…talvez. Mas também quem é que não se sentiria assim ao ver os resultados que estava a obter?
         O Verão foi correndo – até na semana de férias que não fui ao ginásio, consegui perder peso. Mudei completamente os hábitos alimentares – já não me sentia frustrada por não comer doces. Até já conseguia comprar um pacote de bolachas para o meu filho sem me sentir tentada a comer algumas. Ir ao supermercado comprar fruta e legumes tornou-se fácil e indispensável.
          Em Setembro, voltei ao trabalho. Inicialmente estava apreensiva pois achava que não ia ter tempo para treinar. Tive medo de estragar tudo o que tinha alcançado até então. Quando soube o meu horário, estudei todas as possibilidades de ir ao ginásio. E consegui organizar-me. Não há dúvida que quando se quer mesmo alguma coisa, consegue-se. O jantar fica para mais tarde, a lida da casa faz-se ao fim de semana, a casa vai-se organizando aos poucos. Tudo é possível quando nos empenhamos. Até as refeições fora de casa se tornaram diferentes. Antes ia ao café ou comia o que houvesse no bar da escola. Em vez disso, passei a organizar as várias refeições em casa e a levá-las. Descobri com isso que comia melhor e ainda poupava dinheiro.
      Ao fim de um ano, estou com cerca de 40kg a menos do que tinha quando entrei para o Peso Vital. As pessoas que não me vêem há muito tempo têm alguma dificuldade em reconhecer-me. As que convivem comigo mais frequentemente, dizem que não estou diferente apenas a nível físico – tenho uma atitude diferente, uma postura mais firme e um sorriso mais confiante. Sinto-me uma nova pessoa.
                Não existem palavras suficientes para agradecer a todo o Staff do clube pelo apoio que me prestaram. Mas agradeço em especial ao Tiago Barbosa pela força, motivação, disponibilidade, amizade, pelo empenho, e por nunca ter desistido de mim e nunca me ter deixado desistir. Sei que fui eu que consegui mudar… mas também sei que sem a ajuda dele não teria sido possível.
O meu Muito Obrigado por Tudo!!""

3 comentários:

  1. Muitos parabéns, é sem dúvida um marco a assinalar. Estás de parabéns pela tua força e pela tua vontade e por tudo o que conseguiste.
    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Paula és e serás sempre uma vencedora na vida com esta atitude e também um grande exemplo a seguir por toda a gente.
    Ninguém te para
    Bjs
    José

    ResponderEliminar
  3. Parabéns!!
    Realmente, é das melhores coisas que o exercício físico nos traz, para além das óbvias melhorias a nível físico, também uma melhoria substancial da nossa autoestima!
    Continua cheia de força! **

    ResponderEliminar