sábado, 10 de setembro de 2011

Curiosidade: Utilização do cardiofrequenciómetro

Ao fim de alguns meses a fazer exercício já temos uma percepção das intensidades a que trabalhamos, temos um ritmo em que conseguimos conversar e outro em que nem o nome todo conseguimos dizer. No entanto, podemos evoluir melhor se conseguirmos tornar essa percepção mais fiável e sobretudo mensurável. Podemos, portanto seguir estas dicas: 


Calcula a frequência cardíaca máxima: FCMax = 208 – 0,7 x idade (anos)
Estabelece a tua frequência cardíaca de repouso medindo os batimentos por minuto (bpm) durante uma semana logo ao acordar.
FCtrabalho = (FCmax – Fcrepouso) x % intensidade pretendida
Zona base (50-60%): esta é a intensidade em que deves aquecer, fazer o retorno à calma e os treinos de recuperação. Chamam-lhe a zona queima-gordura porque os ácidos gordos são o principal combustível nesta intensidade.
Zona de resistência (60-75%): estarás a trabalhar a tua endurance, é o teu ritmo para treinos longos e rolamentos intermédios. Ainda consegues conversar mas não falar pelos cotovelos.
Zona limiar (75 a 85%): melhoras o limiar anaeróbio, estás na intensidade certa para treinos de ritmo e para uma prova. Numa prova mais longa podes não passar dos 75%, numa prova curta como os 10km, podes estar sempre nos 85%.
Zona máxima (85-90%, 100%): no BTT é provável que ultrapasses os 90% em algumas zonas do percurso mas não é tão frequente acontecer na corrida. Esta é a zona das séries, do trabalho de rampas e do sprint para a meta.

Sem comentários:

Enviar um comentário