terça-feira, 11 de setembro de 2012

Idade... dizem que não importa...mas será?

Falar sobre a importância da idade... ou a aparente falta de importância da mesma...
Ao longo dos tempos, a minha forma de lidar com a idade tem sido diferente. Lembro-me quando fiz 40 anos que passei o dia numa depressão ridícula porque achava que tinha entrado em declínio. Depois percebi que não tinha mudado nada...lol
Antes de ter começado a minha luta contra o peso, achava-me e comportava-me como uma mulher que já não tinha mais nada para viver. Não apenas pelo corpo que não me agradava, mas porque a vida me tinha tornado amarga, triste, sem vontade de investir em mim. Hoje percebo que estava a entrar num processo de auto-destruição que a cada dia me deitava mais abaixo... tenho alguma dificuldade em pensar como é que era capaz de passar um fim de semana em que alternava entre o sofá e o computador. Não fazia nada, não falava com ninguém, não saía de casa... Agora perante a perspectiva de não ter nada para fazer, fico logo com urticária e saio de casa nem que seja para andar sem destino... 
Mas ter-me lembrado de falar sobre a idade não surgiu do nada... no domingo fui à praia. Desta vez fui sózinha. Antes ia sempre à praia sózinha ou com o meu filho, mas este ano foram poucas as vezes que acabei por ir sózinha, mas desta vez não tive companhia, mas acabei por ir na mesma. Acabei por encontrar uma colega de uma escola onde estive há uns anos que estava lá com o marido e juntei-me a eles. 
A conversa inevitavelmente foi sobre a minha mudança... quem não me vê há uns tempos fica sempre admirado de como estou diferente, querem saber o que fiz, como fiz, o que como, se fiz algum tratamento, se estou a ser acompanhada...
Custa-me sempre ouvir uma pessoa dizer que não consegue... e esta minha colega, sempre a dizer isto... que não consegue, porque não gosta de ginásio, porque não consegue mudar os hábitos alimentares, porque em casa é difícil manter uma alimentação cuidada porque teria de fazer comida diferente para ela... bla bla bla
O marido não se manifestava muito... acenava com a cabeça, ria-se quando eu dizia que ela só não conseguia porque não queria. Dono da sua barriguinha de cerveja, achou por bem não se manifestar, para não correr o risco de dizer alguma coisa que pusesse em causa a sua silhueta...
E a conversa segue para a deixa do costume... não temos tempo para ir ao ginasio... e aproveita para dizer que não percebe como é que eu consigo (nem mencionei que me levanto às 6.30 para ir treinar, senão acho que me começavam a olhar de lado...). 
Claro que faltava a pergunta do costume... o que ando a tomar. Porque essa energia tem que vir de algum lado. Cuidar de uma casa, um filho, trabalhar, e ainda ter tempo para ir treinar é de deixar qualquer cansado só de pensar... 
Aí o marido diz em tom de desabafo... se eu tivesse a tua idade... agora a mim os anos já me pesam... Perguntei que idade tinha ele. 43, diz ele, como se fosse um fardo. 
Ah, ok , disse eu... deve ser isso. Então vais ver que quando chegares aos 46 consegues. lol Nenhum dos dois sabia que eu tinha 46...a um mês dos 47. Quando lhe disse não queriam acreditar. Diziam que não era possível...nem pelo meu ar, nem pela forma fisica, nem pela força que transmitia... 
Pois mas é a verdade, disse eu. E tivesse eu menos 10 anos que então é que ninguém me parava...


1 comentário:

  1. Grande Grande Paula...es um exemplo para todos nos
    aguardoa tua visita

    ResponderEliminar