sábado, 1 de setembro de 2012

O que é um bom instrutor?

Hoje não podia deixar de vir aqui deixar este relato. Sendo professora e, talvez por deformação profissional, analiso muitas vezes a atitude e o profissionalismo dos instrutores do clube onde treino. Principalmente nas aulas de grupo já existem alguns instrutores que prefiro e outros que evito. Havendo a possibilidade de optar faço-o; até porque nada me dá mais prazer numa aula que um instrutor que, para além de ser de ser rigoroso a nível técnico, tenha a capacidade de tornar a aula num momento divertido e que nos deixe tanto fisicamente como psicologicamente bem.
Hoje na aula de RPM houve um momento que me tocou bem fundo...aliás sei que de alguma forma tocou a todos os participantes. Uma das participantes estava a experimentar a aula pela primeira vez, e foi porque o instrutor lhe disse para experimentar. Era uma mulher jovem, com um excesso de peso considerável. Ela afirmava que não queria fazer a aula porque não ia conseguir, mas o instrutor assegurou-lhe que conseguia.
Ela sentou-se numa bike mais ou menos a meio da sala, seguiu as instruções iniciais de posicionar a bike, como aumentar carga, como conseguir levantar-se nas faixas de montanha etc.
A aula começou e foi notória a atenção que o instrutor lhe ia dando. Dizia-lhe para pedalar ao seu ritmo, mas para ir sempre continuando. Como sabem e como já tenho referido, o RPM é uma aula forte a nível cardiovascular. Ao fim da 3ªfaixa, ela já estava de rastos... de vez em quando saía da bike para depois se voltar a sentar. Todos nós sabemos que nas primeiras vezes, o rabo fica muito dorido, por causa do selim...
Quando chegou à faixa 5 ela começou a dar sinais de querer parar. A faixa 5 é normalmente uma faixa muito dura, alterna subidas rápidas com descidas com carga... não é fácil nem para quem costuma fazer RPM. De tal forma é difícil que um dos participantes da aula desistiu logo no início. Ela quando o viu sair começou a sair da bike também...como que a aproveitar o balanço. Mas o instrutor disse-lhe para não desistir. Que faltavam apenas 2 faixas, que ela era capaz, que ela ia conseguir e que por mais 10 minutos ia sentir que tinha conseguido algo que nunca tinha pensado conseguir. Inevitavelmente todos nós estavamos a fazer a nossa aula mas atentos a ela e às palavras do instrutor. Eu, por treinar há muito tempo com o Tiago, sinto de forma muito pessoal esta "campanha de motivação", porque desde o meu início que a tenho e que tanta força me tem dado...
No início da faixa 6 ele diz-lhe que está quase... que aquela é uma faixa de descanso e depois tem uma de montanha...e ela tem que conseguir. Ao ver que ela está novamente a ir-se abaixo, sai do palco e vai sentar-se ao lado dela na bike do participante que tinha desistido. Continuou a dar as indicações, mas faz a faixa ao lado dela, sentado na bike ao lado a mostrar-lhe que não a deixa desistir...
A faixa 7 é uma faixa de montanha forte... e nas aulas dadas pelo Tiago forte é apelido. Faixas existem em que nem nos sentamos! Ele começou a faixa a dizer-lhe que faltavam 5 minutos... que depois podia descansar e ia sentir que tinha vencido uma batalha. Ela, coitada já pedalava com dificuldade. Sei que naquela altura ela já não sabia se havia de sair ou de ficar... mais uma vez o Tiago sai do palco e senta-se ao lado dela, a dar-lhe força para mais um pouco... disse-lhe que não precisava de se levantar da bike, mas para ir só pedalando, mas para não desistir... à medida que a faixa avança ele vai dizendo quanto tempo falta, que ela vai conseguir... volta para o palco mas continua a dar-lhe força para continuar.
Quando a faixa acaba, ele pede uma salva de palmas para ela... diz-lhe que ela nunca se vai esquecer desta aula e que espera que seja a primeira de muitas. Diz-lhe que não deixou desistir para lhe mostrar que ela consegue tanto como qualquer outra pessoa... pode demorar mais, pode ir com menos carga, mas chega lá. Ela parada na bike, com os olhos muito abertos, a t-shirt completamente ensopada. Ele diz-lhe que conseguiu chegar ao fim, que ainda faltam os alongamentos mas que se ela quiser sair, já pode sair... diz-lhe mais uma vez que foi uma vencedora, e que a vida é feita destas pequenas vitórias...
Ela sai da bike, não tira os olhos do Tiago... só lhe diz que sim com a cabeça e sai da aula. Tenho a certeza que ela saiu da aula sem acreditar que tinha conseguido mesmo.
À saída da aula, uma das sócias dizia... "Eu estava tão cansada que só me apetecia desistir, mas ao ver a outra senhora a dar o litro não me atrevi..."
Isto define não um BOM instrutor mas um GRANDE instrutor. Aliar técnica, com capacidade de liderança, capacidade de motivação, não é para qualquer um... São instrutores assim que enchem salas, a qualquer hora do dia. São pessoas assim que conseguem mudar mentalidades, conseguem fazer acreditar que "IMPOSSIBLE IS NOTHING".
Sinto-me privilegiada por ser treinada por uma pessoa assim. Mais uma vez, parabéns e o meu muito obrigado, Tiago Barbosa. :)

4 comentários:

  1. Ainda bem que existem profissionais assim. Comigo já aconteceu de alguém ter tido a feliz ideia de dizer que eu atrapalhava a "aula dela". Quando há sócios novos nas "aulas dela" dá-lhe para tornar a coisa ainda mais difícil, talvez para que não existam mais pessoas a "atrapalhar" aquele momento tão único onde somente ela pode estar em evidência, desprezando que treinar é muito mais adquirir ou repetir "destrezas". Um bom professor/instrutor é o que consegue, enquanto fala, trazer o aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula é assim um desafio e não uma prática repetitiva de alguma coisa. Seus alunos cansam, sentem medo, receio, dor, temem o novo, pensam em desistir, persistem, sonham com um desempenho próximo àquele "exemplo" ali à sua frente, mas enquanto alimentam esse sonho, felizmente não dormem. Acordam para a vida! Cansam porque acompanham as idas e vindas de seus próprios pensamentos, surpreendem-se com suas pausas, suas dúvidas, hesitações, suas incertezas, para justamente conseguirem conhecer melhor a si mesmos e do que são capazes. Parabéns para o Tiago, que prova saber lidar com dois momentos muito distintos e essenciais: o momento em que o sócio aprende sobre um "conhecimento"/objectivo já existente e o em que se trabalha a produção deste conhecimento ainda não existente, mas tão tão necessário para a evolução de alguém que está a começar. Ainda bem que tens perto de ti alguém que cruza seu caminho com os outros de igual para igual e deixa a "sua marca" em tudo que faz. Se tiveres oportunidade, assista este filme: http://www.youtube.com/watch?v=c68Z7-qVu7g
    Parabéns pelo blog. Sucesso. Bjnhos.
    Lúcia

    ResponderEliminar
  2. Como eu te percebo Paula,
    O Tiago Barbosa é um grande instrutor e será sempre alguém ao qual aceitarei qualquer desafio que ele me proponha doa a quem doer ou seja a nós...

    ResponderEliminar
  3. Fiquei arrepiada só de ler esta aula Storinha! Tens muita sorte em ter um Tiago na tua vida, e dá bem para ver que lhe dás muito valor!:)

    Tenho me lembrado muito de ti. Mudei para um ginásio que tem as aulas les mills (ADORO!), e eu sempre pensei q seria impossível fazer mais q uma, até ver no teu blog que fazes 2 ou 3 com regularidade... no sábado tb fiz duas pela primeira vez, agr não quero outra coisa!

    Beijinhos e obrigada por tudo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenham cuidado com o overtraning! é mt importante não cairmos nesse poço! e sim Storinha! ainda existem instrutores como deve ser! gostei imenso de ler o que acabaste de escrever sobre o Tiago =))

      Eliminar