sábado, 19 de novembro de 2011

Eu e os outros

Às vezes, pequenas coisas fazem-me pensar na pessoa que eu era há 7 meses e na pessoa que sou hoje. Isto porque, por vezes, acho que as pessoas à minha volta me começaram a tratar de forma diferente porque o meu corpo mudou. É errado! Não foram as pessoas que mudaram, eu é que mudei!

Durante anos tive vergonha da pessoa que era. Não gostava de mim. Não tinha qualquer tipo de cuidado comigo. Não me dava ao mundo. Criei uma "Firewall" à minha volta, por vergonha, por medo de ser rejeitada, por sei lá mais o quê... E achava que o mundo ou estava contra mim...ou pura e simplesmente eu não era ninguém no mundo.

Aos poucos e à medida que fui perdendo peso fui começando a aprender a gostar de mim. A ter algum cuidado comigo. Comecei a ter auto-estima. E comecei a reparar que, por eu me sentir mais confiante, mais segura, as pessoas à minha volta me tratavam de forma diferente. Aos poucos, sinto a tal "Firewall" a desvanecer-se...

Alguns alunos já me tinham dito isso... de uma forma simples e própria de adolescentes disseram que eu agora estou mais feliz. As colegas que conviveram comigo nos últimos tempos dizem que tenho um brilho diferente no olhar, que tenho uma postura diferente, que tenho uma abordagem mais confiante. E depois eu própria sinto que as pessoas se aproximam mais de mim... ou talvez eu agora já as deixe aproximar...

Um exemplo simples: ontem houve um evento no HP em que fizeram uma Master Class com várias modalidades e um jantar no final. Já nem sequer vou dizer que antes não iria a estas coisas ... Antes participaria mas ficaria no meu cantinho, ou então no final saíria para o balneário e arrumava as minhas coisas e vinha para casa. Ontem fiquei lá, jantei, conversei com o pessoal, tirei fotos, dancei, saltei e senti-me viva!! 

Hoje de manhã houve também outro momento que me deixou orgulhosa daquilo que tenho vindo a mudar a nível psicológico e social. No final da aula de RPM, o senhor que estava na bike ao meu lado, com quem eu nunca tinha falado, abordou-me e deu-me os parabéns pelo meu percurso. Eu agradeci... e ele disse-me que tinha ficado a saber que eu tinha ganho o Peso Vital porque no HP de Alvalade estava anunciado! Disse-me que me tem visto nas aulas de RPM de há uns meses para cá e que tem reparado que eu tenho evoluído muito, não apenas a nível da perda de peso mas a nível do desempenho da aula! O curioso é que antes eu teria ficado sem saber o que havia de dizer... Mas desta vez senti-me mais confiante, e fiquei um pouco na conversa. Ele disse-me que já tinha tido 130Kg e estava agora com 98kg por isso percebia perfeitamente tudo o que eu tinha feito. As mudanças no corpo, o vício pelo exercício, o não conseguir passar sem o ginásio, etc... Eu contei que agora já não estou a trabalhar tanto para a perda de peso mas que comecei a treinar para tonificar a massa muscular, e que, até poderia ganhar um ou dois kilos nesse processo. E curiosamente, ele avisou-me para não ficar preocupada com esse aumento de peso, e contou-me que, quando foi com ele se sentia quase que como "preso" aos valores da balança. Tal qual como eu ainda sinto!!

Podem parecer pequenas coisas é certo, mas têm-me mostrado que eu estou mudada. E fico surpreendida comigo mesma. Tal como quando pessoas que não têm grande confiança comigo e só me conhecem de vista do ginásio, me cumprimentam e comentam como estou diferente. E tal como a mãe de uma aluna que me aborda à porta da escola e diz que a minha força de vontade para mudar de vida é um exemplo para a filha! Isto deixa-me sem palavras! Eu só cuidei de mim... sim eu sei que sempre o devia ter feito... mas ver que há pessoas que repararam que ao longo destes meses eu mudei não apenas a nível físico, e me felicitam por isso, é mais um prémio para mim.

Tal como é um prémio haver uma miúda de 17 anos no Peso Vital, que diz que se aproximou de mim, porque sente que eu sou uma pessoa positiva, e isso é meio caminho para ela querer avançar e entregar-se à luta dela! Fico emocionada quando ouço isto...  (Carina, força miúda, no que puder ajudar conta comigo!)

Tenho alguma dificuldade em passar para escrita estas coisas, são emotivas demais. Dou comigo a ler e reler, de lágrima no canto do olho, mas muito feliz. Por tudo o que tenho conseguido. E é por estas pequenas coisas que eu digo que NUNCA mais vou querer voltar ao que era. E nunca me vou deixar de sentir agradecida por todos os que me rodearam e me apoiaram nestes últimos meses...

1 comentário:

  1. ADOREI o post!
    Entendo exatamente o que sentes, e é isso mesmo, fazer de tudo para não voltar aos 3 digitos!

    beijinhos e continua assim comesse brilho no olhar!

    ResponderEliminar