quarta-feira, 20 de julho de 2011

Mais um treino emocional

O dia acabou por ser muito emocional... com direito, para além do suor, a lágrimas... Uma das coisas que acho que falha no programa Peso Vital é o acompanhamento psicológico. Deveria haver por parte dos treinadores um momento de pausa em que eles nos ouvissem, ou que eles falassem, qualquer coisa que nos levasse a "deitar cá para fora" os nossos medos, as nossas frustrações e também, porque não, as nossas pequenas vitórias. Mas, por inexperiência, falta de interesse, ou talvez por não se quererem envolver demasiado isso não acontece, por norma. Haverá um ou outro treinador que num momento nos dá uma força de passagem, mas não há momentos para isso.

Tínhamos MI Peso Vital às 14.30. Normalmente só lá estou eu... mas hoje estávamos 3 pessoas. O treinador que era suposto aparecer (que por acaso é o meu PT), não apareceu... Fui perguntar por ele e criou-se algum reboliço. Ele tinha avisado que estava doente e logo hoje que estavam 3 pessoas para a aula não estava mais ninguém do Peso Vital disponível. Quem é que se ofereceu para nos vir dar aula? O super PT Tiago! Ninguém se importou claro!

Lá foi ele trocar de t-shirt (não sei se já se deram conta a quantidade de vezes que eles trocam de t-shirt por dia...) e fomos para o estúdio. Pusemos pesos nos pés e disse-nos para começarmos a dar volta ao estúdio. Eis senão quando ele pergunta à Sílvia o que ela tem. Ela desmancha-se a chorar... ele pára a aula, abraça-se a ela, acalma-a e diz-nos para nos sentarmos. 

E começou aquilo que eu chamo de treino emocional. Ele fala das dificuldades que este processo tem, nas frustrações que nós sentimos porque não conseguimos os resultados tão rapidamente como queríamos, do receio de não conseguir, da vontade de desistir quando as coisas não correm bem, etc... Fala dele, conta a sua experiência, mostra-nos que por trás daquele miúdo que nos dá força está uma pessoa que também tem as suas frustrações, os seus medos, mas que está lá sempre por nós. Mesmo já não estando no grupo do Peso Vital, faz questão de estar lá para nós. 

Foi um momento difícil... quando ele disse que era o "nosso melhor amigo" no ginásio e mencionou que foi o que me disse na primeira vez que esteve comigo, aí até eu chorei... Quando a voz lhe começa a tremer quando fala do problema de saúde e o vemos a chorar... nem tenho palavras. Aquele miúdo que dá o litro nas aulas, que nos transmite uma força e uma motivação fora de série... despe-se da capa de PT e revela os seus medos. E mesmo assim consegue transmitir-nos aquilo que mais ninguém conseguiu naquele ginásio... que nós estamos no nosso caminho, temos todas as ferramentas para mudar a nossa vida, e que podemos mudar. Basta procurarmos dentro de nós a força que precisamos.

Como devem calcular este treino demorou bem mais do que o previsto... Convenci a Sílvia a ficar para a aula de RPM das 18h até porque sabia que ela ia querer falar sobre o que se tinha passado. Ela disse logo que mal soube que ele nos ia dar aula que não ia conseguir aguentar, se ele lhe perguntasse alguma coisa ela desmanchar-se-ia. Sei bem como isso é... aconteceu-me o mesmo uma semana quando ele ainda era meu PT. Foi só ele olhar para mim e perguntar  o que se passava...e eu abri a torneira...

Fizemos a aula de RPM e ela disse que não ficaria para a seguinte. Eu fiquei para o Body Pump. Gosto muito daquela aula e a seguir ao RPM...sabe mesmo bem... 

Quando estávamos à espera que a aula anterior acabasse para irmos para o estúdio, o Tiago chegou ao pé de mim e perguntou se tinha valido a pena a "aula". Eu disse que nós precisávamos de momentos daqueles. E agradeci-lhe a disponibilidade, a força, a motivação... (estou sempre a agradecer-lhe...mas tem de ser...)

4 comentários:

  1. O meu primeiro PT tem Tiago como apelido...é uma pessoa que sempre vai estar presente na minha vida, porque fez o mesmo e tudo aquilo que conheces do meu blogue.
    Faltava humanizar os treinos...penso que se fosse assim a entrega seria maior, mas depende muito do feitio do PT e também da sua sensibilidade. A experiencia mostra-me que nessas coisas, os homens entendem-nos melhor !
    Hoje posso dizer, que ele é um dos meus melhores amigos.
    Actualmente treino com outra pessoa, que já deixou o HP e eu também, não faz sentido trabalhar com PT's e ir treinar ao HP.
    Mas SEMPRE vou lembrar o HP como sendo o melhor ginásio que conheci, onde me senti bem, motivada e acolhida com carinho e muito respeito.
    Não venham cá com esses ginásio de mulheres...comparam-se preços etc e tal, mas no fundo não tem como comparar e tu sabes disso!
    Não trocava o HP por nada.
    estás muito, mas mt bem entregue e eu desejo-te a melhor das sortes e tenho a certeza que vais vencer :)
    Bora lá :P
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Oh Paulinha... hoje estou assim... até ao ler-te fiquei com vontade de chorar... também preciso desse "Tiago" diz-lhe para vir fazer uma aula dessas à Quinta da Fonte dizes? dizes? vá láááá dispensa-o só para uma aula... que eu bem preciso, apesar do Manuel ser um ombro, raramente estou com ele...

    Anabela andaste na QDF certo? Treinavas com quem?

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Ana, eu treinava na Defensores de chaves e em Miraflores também.
    Mas todos os HP's têm grandes treinadores, são pessoas bem formadas. Não querendo dizer que não possam haver as ovelhas negras, como em todo o lado.
    Estás muito bem entregue na Quinta da Fonte de certeza ! :)...digam lá o que disserem o HP é um ginásio de elevada qualidade, só é pena não ser acessivel a todos, mas por outro lado, entendo porque não o é, evitando assim algum tipo de clientela.
    Acho que a única coisa que mudava neles, mas que existe na grande maioria, era a fidelização, embora pessoalmente não é afecte porque acho que quem se inscreve deve assumir esse cumpromisso pessoal pra consigo mesmo! - mas um leque de pessoas não se inscreve por isso.
    Resumindo, vcs escolheram o Hp, e escolheram muito, mas muito bem !
    Deixei lá muitos e muitos kgs.
    Cresci como pessoa, acordem pra vida e fui sempre motivada, e guardo grandes ensinamentos.
    Jinhos

    ResponderEliminar
  4. Querida Anabela tens toda a razão o HP não é aquilo que muita gente acha, ali encontrei um cantinho com pessoal muito porreiro e sobretudo sem o olhar critico que encontrei em muitos sitios.
    A eles o meu muito obrigada por tudo...
    Beijinho Anabela

    ResponderEliminar