terça-feira, 12 de julho de 2011

Alguns esclarecimentos

A grande maioria das pessoas que me lêem acabam por ser parceiros do Peso Vital noutros clubes. Tenho vindo a notar que no clube onde treino (Dolce Vita Tejo) como em outros, algumas pessoas têm vindo a ficar desiludidas com alguns procedimentos do programa. Não estou a defender o HP, até porque acho que há realmente algumas arestas que ainda não foram limadas... mas afirmo que devem ler com atenção aquilo que nos foi proposto no início, quando entrámos para o programa.

Vou falar naquilo que me foi dito. 
Seria um programa em que teríamos um PT (que não é um PT tradicional, na realidade, mas é apenas um treinador que controla a nossa avaliação, com quem temos mais alguma afinidade pois estamos mais próximos...e pouco mais que isso). 
Teríamos um plano de treino à nossa medida (também não corresponde à realidade... se assim fosse eu já tinha desistido... o plano de treino é igual para todos, depende depois dos PT´s mexerem nas cargas e nas repetições).
Teríamos acompanhamento médico (não é isto que diz no site, nem no regulamento, nem no contrato que todos assinámos... diz que teríamos acesso a exames de diagnóstico e específica lá que exames são... não há uma única referência a acompanhamento médico).
Teríamos acompanhamento de uma equipa de nutricionistas (também não diz nada disto no site, nem no regulamento, nem no contrato... ) Aliás neste sentido eu própria enviei uma mensagem à Dra. Teresa Branco, via Facebook, e ela respondeu-me que não existe qualquer contacto directo entre os participantes do Peso Vital e a Metabólica. Existe sim formação que é dada aos PT´s e que nos vai sendo transmitida ao longo do tempo, consoante as necessidades. Acho que há casos de clubes que deram o mesmo plano alimentar a todos os participantes...mas não é o caso do clube onde estou.

Por isso... poderá ter havido algum desentendimento entre as partes...mas as condições estão explicítas. Basta ler a informação do site do clube, o regulamento do Peso Vital, e o contrato que assinámos que está lá tudo.

Na minha opinião, eu acho que o programa tem uma base sólida, está bem estruturado e tem pernas para andar. Existe é alguma inexperiência de quem está à frente disto... os coordenadores ainda andam a apalpar terreno, os PT´s trabalham de acordo com as suas maneiras de ser, etc. Mas é um bom programa, e está a dar bons resultados. E vai-se ver no final...

Só tenho uma crítica. Não sei como funciona nos outros clubes, mas sinto que onde estou há uma certa resistência a irmos mais além... parece que querem que avancemos devagarinho... Eu mesma sinto que "furei" o sistema quando quis fazer mais que o plano de treino. Quando comecei a frequentar as aulas de grupo "normais" do clube, fui incentivada pelo PT que estava comigo na altura, mas fui a única... os outros PT´s regulavam-se apenas pelo protocolo...ou seja, só se faz o plano de treino... o que é uma pena, pois nós precisamos de quebrar barreiras.

Concluindo: Se realmente era suposto só cumprirmos os planos de treino, então no meu clube isto está a correr de uma forma muito diferente... noto que cada vez mais pessoas estão a começar a avançar e testar os seus próprios limites nas aulas de grupo...lol... e ainda bem...

1 comentário:

  1. Olha eu sinceramente estou lá por mim, não por um programa ou por um protocolo...
    Tenho um pt, mas procurei alguém que estivesse disposto a ajudar-me quando estava no ginásio pela primeira vez e tive a GRANDE SORTE de encontrar o Ricardo que não me é nada, mas que me aconselha e acredita que posso sempre ir mais além...
    Fico feliz por mim, por estar ali e por ter ainda o bonus de ter encontrado alguém com que me identifico...
    Sobre o plano alimentar... não posso falar porque ainda estou á espera :P
    Beijinho e continua a quebrar barreiras que eu vou aprendendo contigo...

    ResponderEliminar